Cerca de 100 pessoas idosas participaram no último sábado, 14/09, na Praça 250 Anos, em Mogi Mirim, do Dia das Avós, atividade especial realizada pelo Instituto Teko Porã. O evento foi dedicado aos alunos do projeto Viver Melhor, e ainda contou com um café da manhã comunitário. Durante uma hora, os participantes fizeram exercícios físicos e se emocionaram com a temática da iniciativa, pensada para celebrar as relações com os avós.
“Essa foi uma atividade planejada há dois meses e, diferente de outras aulas ao ar livre que realizamos, escolhemos um tema sensível e que diz muito sobre nossa equipe, além do nosso público. Algo que temos em comum é a relação com os nossos avós, todos tivemos uma ligação positiva com eles e sabemos o quanto isso ajudou a moldar o caráter de cada um e influenciou nas escolhas, incluindo trabalhar com idosos”, contou a gerente do projeto, Paula Asbahr.
O Dia das Avós possibilitou mais uma vez a interação entre alunas e alunos dos quatro núcleos do projeto instalados no município do interior paulista – Acojamba, Clube São José e os ginásios da Vila Dias e do Tucurão. A atividade foi dirigida por Cristiane Peixoto, responsável pelo desenvolvimento do Método Águia, utilizado no projeto.
“Fizemos uma reflexão inicial, pedindo para que os participantes trouxessem uma palavra sobre o que é ser avó ou avô, e no caso daqueles que não são, sobre o que é ter uma avó ou avô. Foram muito interessantes as palavras que surgiram. Começamos assim a atividade, com a parte cognitiva, e finalizamos o alongamento com uma música que emocionou bastante. Olhando nos olhos mais próximos, vi que isso chegou a eles também, conseguimos cumprir nosso objetivo e tocar os coraçõezinhos”, falou a gerente.
A aula especial passou pelos quatro pontos em que são divididas as atividades do Viver Melhor: trabalho neuromotor, força muscular, cardiovascular e flexibilidade. Todos eles estimulando momentos de introspecção. “E ainda tivemos um belo café para coroar e fortalecer esses vínculos, celebrar as relações que a gente vem construindo e fortalecendo ao longo do projeto”, finalizou Paula Asbahr.
Em Mogi Mirim desde 2019, o Viver Melhor está no quarto ciclo na cidade. Consolidado, o projeto tem como missão ajudar as pessoas idosas na busca pela autonomia e por uma vida mais saudável.