Por Gabriela Cavalcanti, analista de Desenvolvimento Institucional – Instituto Teko Porã
Em um mundo cada vez mais interconectado, pensar no futuro exige ações concretas no presente. Foi com esse espírito que, em 2015, mais de 193 países, sob a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), firmaram um pacto global inédito: construir juntos uma agenda comum, a Agenda 2030, um plano de ação centrado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõem um caminho coletivo para enfrentarmos os principais desafios sociais, econômicos, ambientais do nosso tempo.
Muito além de metas, os ODS representam um pacto civilizatório. São um chamado coletivo, uma promessa compartilhada entre povos, culturas e gerações. Um “manifesto” que afirma o compromisso com a terra, com a humanidade, e com a viabilidade de um futuro possível. Os ODS servem pra lembrar que esses objetivos não são uma utopia, mas sim planejamento, escolha e ação.
O Instituto Teko Porã conquistou, no primeiro semestre de 2025, o Selo ODS Brasil, certificação que reconhece práticas institucionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com impacto mensurável na transformação da realidade. Essa certificação não é um ponto de chegada, mas um novo ponto de partida. Ela fortalece nossa legitimidade institucional, amplia nossa capacidade de mobilização de recursos, consolida parcerias e projeta o Instituto Teko Porã no cenário nacional como referência em práticas sustentáveis de alto impacto social.
O que é o Selo ODS Brasil?
Coordenado pelo Instituto Vozes da Inclusão, o Selo ODS Brasil é hoje a principal certificação nacional voltada a organizações públicas e privadas comprometidas com a Agenda 2030. Mais do que um reconhecimento, o selo é uma ferramenta estratégica que oferece indicadores, formações, análise de impacto e apoio à gestão para instituições que buscam reafirmar o seu compromisso em garantir direitos.
Ao receber esse selo, o Instituto Teko Porã se junta a uma rede nacional de mais de 900 organizações que estão, na prática, transformando territórios, reduzindo desigualdades, construindo pontes onde antes havia muros, e oferecendo horizonte onde antes havia invisibilidade.
Compromisso que vem de longe
Para o Instituto Teko Porã, esse reconhecimento representa a consolidação de um compromisso assumido desde sua origem: promover o Bem Viver por meio da educação pelo esporte, da assistência social e da valorização das relações entre pessoa, sociedade e natureza, com base na justiça social e no desenvolvimento sustentável.
Inspirados pelo princípio filosófico tupi-guarani do Teko Porã, que significa “bem viver”, desenvolvemos há quase duas décadas metodologias próprias que dialogam com os Quatro Pilares da Educação da UNESCO e com os ensinamentos de Paulo Freire: promovendo uma educação crítica, libertadora e transformadora.
Nosso trabalho é orientado pela escuta ativa nos territórios em que atuamos, marcados por profundas desigualdades sociais e degradação ambiental. Com foco no fortalecimento comunitário, na formação integral de crianças e adolescentes e na promoção de vínculos humanos e ambientais saudáveis, nossas ações dialogam diretamente com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que foram incorporados de forma transversal à nossa governança institucional.
Essa integração foi intensificada a partir da atuação do Instituto na diretoria executiva da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, apoiada pelo PNUD Brasil, e pela participação em encontros oficiais na Casa da ONU, em Brasília, culminando na formalização do alinhamento estratégico dos ODS ao nosso planejamento institucional.
Nossa contribuição para Agenda 2030
A seguir, destacamos alguns de nossos projetos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a que cada um se conecta:
- Projeto Respostas Humanitárias ODS 1 – Erradicação da pobreza ODS 10 – Redução das desigualdades ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
- Projeto Viver Melhor ODS 3 – Saúde e bem-estar ODS 5 – Igualdade de gênero ODS 10 – Redução das desigualdades ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
- Projeto Esporte e Cidadania em Ação ODS 1, 3, 4, 5, 10, 16 e 17
- Ciclo de Formação Interna ODS 4 – Educação de qualidade ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
- Projeto Rede Esporte Treino Social ODS 4 – Educação de qualidade
- Projeto Jovens Protagonistas ODS 1, 3, 4, 5, 10, 16 e 17
- Projeto Roda de Conversa ODS 4 – Educação de qualidade
O que muda com o Selo?
Receber o Selo ODS Brasil é um marco que legitima nossa atuação e qualifica ainda mais nossa presença institucional. Essa certificação amplia nosso potencial de articulação com parceiros estratégicos, redes colaborativas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Mais do que um reconhecimento, o selo nos coloca em um patamar de maior responsabilidade: continuaremos monitorando nossos impactos, aprimorando nossa gestão e práticas, para que nossa contribuição para a Agenda 2030 seja cada vez mais eficaz, coerente e transformadora.
Ao aderir ao Selo, reafirmamos os valores que orientam nosso trabalho: Bem Viver, justiça, verdade, bondade, cooperação, inovação e transparência. Seguiremos promovendo ações que ampliem a qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade e contribuam de forma efetiva para uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.
Como a comunidade pode se envolver?
A Agenda 2030 é um pacto global, mas sua realização é local. Toda comunidade, escola, empresa ou instituição pode incorporar os ODS em seu cotidiano, projetos e decisões. Seja através de ações diretas, voluntariado, articulações em rede ou apoio a iniciativas alinhadas à sustentabilidade, todos temos um papel a cumprir.
Como afirma o escritor e ambientalista Kaká Werá, descendente do povo Tapuia, em seu livro Tekoá:
“Somos todos parte de um grande círculo, entrelaçados pela teia invisível da vida. […] A respiração que nos anima é a mesma que agita as folhas das árvores, a mesma que faz as ondas […] Estamos todos interligados” (TEKOÁ, 2024, p. 55).
Este é o convite que os ODS nos fazem: reconhecer que tudo está interligado, e que transformar o mundo começa por transformar o nosso território de dentro pra fora.
Referências
- TEKOÁ: uma arte milenar indígena para o bem-viver. BestSeller, 2024.
- BRASIL. Secretaria-Geral da Presidência da República. Agenda 2030 e os ODS ao seu alcance. Brasília, DF: Presidência da República, 2024.
- UNICEF Brasil. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ainda é possível mudar 2030. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel Acesso em: 5 set. 2025.
- NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em: 5 set. 2025.