Celebrar os ‘atletas da vida’, que estão dispostos a treinar diariamente e superar os desafios que o próprio corpo oferece para conquistar uma vida melhor. Portanto, foi com essa temática olímpica que cerca de 170 alunos do projeto Viver Melhor, realizado pelo Instituto Teko Porã, participaram da festa de formatura do quarto ciclo em Mogi Mirim. Sendo assim, a atividade aconteceu na manhã do último sábado, 30/11, e reuniu alunos dos quatro núcleos instalados na cidade: Acojamba, Clube São José e os ginásios da Vila Dias e do Tucurão.
O evento reuniu também familiares e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Casa dos Conselhos, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer e defensores dos direitos da pessoa idosa. Em Mogi Mirim desde 2019, o Viver Melhor atua em prol da autonomia e de uma vida mais saudável para os idosos.
Detalhes da formatura de encerramento Viver Melhor Mogi Mirim
A atividade do último fim de semana também contou com a presença de todos os professores do projeto, da gerente Paula Asbahr e de Cristiane Peixoto, responsável pelo desenvolvimento do Método Águia, utilizado nas aulas que acontecem duas vezes por semana. Nesse sentido, a dinâmica da formatura foi pautada pela alegria e pela interação social entre os alunos, felizes com o encerramento de mais um ciclo – e com a expectativa gerada pela proximidade de um novo, o quinto no interior paulista.
“A formatura é um evento que preparamos com muito carinho e dedicação. Nós temos como objetivo incorporar o conceito do ‘bem viver’ como um valor fundamental que nos guia, ampliando as nossas relações. Afinal, a vida é plena quando estamos em harmonia conosco, com o próximo e com a natureza”, destacou Paula Asbahr, que agradeceu as parcerias realizadas ao longo de mais um ciclo.
“Gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos os familiares e convidados, aos nossos alunos, nossos queridos professores e nossos parceiros locais que contribuíram para mais um ano de sucesso do Viver Melhor em Mogi Mirim. A dedicação de cada um foi fundamental para que alcançássemos excelentes resultados. Aos alunos, agradeço o empenho, o comprometimento e a confiança na nossa equipe e proposta. Aos professores, admiração pelo conhecimento compartilhado, pela orientação incansável e por colocar alma e coração na condução de cada turma”, completou. A gerente também elogiou o comprometimento dos parceiros.
Sobre a temática olímpica
A formatura de 2024 teve foco na temática olímpica. A ideia dos organizadores foi celebrar todos aqueles que, na vida, se tornam medalhistas. “Temos aqui exemplos inspiradores de superação e resiliência, que não vêm de uma competição, mas de uma jornada contínua com coragem: o exemplo dos nossos idosos, os verdadeiros campeões da vida. A cada dia, eles enfrentam os desafios com a mesma garra e determinação de um atleta olímpico. Não importa o tempo, o esforço ou as dificuldades, eles continuam treinando, se superando e nos mostrando o que significa ter uma verdadeira medalha no coração”, descreveu o professor Marcelo Hunger.
“Nós sabemos que a vida é um treino constante. Nesse sentido, como os grandes atletas, nossos idosos treinam o espírito, o corpo e a mente a cada amanhecer. Eles não recebem medalhas visíveis, mas os seus feitos são, sem dúvida, ainda mais valiosos. Cada dia vivido é uma vitória. Cada riso compartilhado, cada sabedoria transmitida, cada passo dado apesar das dificuldades, é uma conquista que nos ensina o verdadeiro valor da perseverança”, afirmou o professor André Moreira.
Por dentro das atividades do Teko Porã
Mensalmente, o Instituto Teko Porã define um tema central a ser abordado nas atividades dos inúmeros projetos do instituto. Em novembro, o tema foi solidariedade. Dessa maneira, para finalizar a festa da formatura, os alunos participaram de um café da manhã coletivo. “A solidariedade se conecta diretamente ao sentido de comunidade e de humanidade, enquanto o café da manhã costuma ser nosso primeiro momento do dia, o início de uma nova jornada. Compartilhá-lo com alguém, dividir aquele pão quentinho, a fruta ou o café quente, é um gesto de acolhimento, de cuidado, e de respeito pelo outro”, relatou Cristiane Peixoto.
A mensagem celebrada a cada momento do evento, da primeira troca de olhares à despedida, foi clara: ninguém ali estava sozinho. Afinal, no semblante e os gestos de cada pessoa presente na formatura em Mogi Mirim estava estampada uma frase: “Eu me importo com você.”